Idade Medieval

O mundo antigo muito mais interessante!



Saiba mais sobrea idade Idade Medieval

sexta-feira, 28 de maio de 2010

IDADE MEDIEVAL


História medieval,economia,sociedade,influência da igreja,feudalismo,castelos,guerras,peste negra,cruzadas,revoltas camponesas ,cavaleiros ,servos,sistema feudal ,arte medieval ,resumo.


INTRODUÇÃO


A Idade Media começou na Europa com as invasões germânicas(barbáros) no século V,sobre o Império Romano do Ocidente.Essa época alongou-se até o século XV,com a recuperação comercial e o renascimento urbano.A Idade Média caracterizou-se pela , economia ruralizada e o enfraquecimento comercial, Igreja Católica,sistema de produção feudal e sociedade heiraquizada.


ESTRUTURA POLÍTICA


Prevaleceu na Idade Média as relações de vassalageme suserania era quem dava um lote de terra ao vassalo sendo esté último deveria prestar 0fidelidade e ajuda ao seu suserano.Vassalo oferecia ao senhor ou suserano,fidelidade e trabalho em troca de protesão as redes de vassaçlagem se estendiam-se por varias regiões sendo o rei mais poderoso.Os poderes jurídicos ecônomicos e políticos consetravam-se nas mãos dos senhores feudais,dono de lotes de terras.


SOCIEDADE MEDIEVAL


A sociedade era parada (com pouco movimento social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) detiam as terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) possuía um grande poder, pois era encarregado pela proteção espiritual da sociedade. Era livre de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Todos os servos deviam pagar várias impostos e tributos aos senhores feudais, como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras dos senhores feudaisl), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).